RAM e HD: não é tudo memória?

Data:

RAM_HD_1

RAM e HD: não é tudo memória?

Você já deve ter notado que seu computador tem dois lugares para armazenar informações: a memória RAM (Random Access Memory), onde os programas e documentos vivem enquanto são utilizados, e o disco (ou drive), onde as informações continuam armazenadas mesmo que o computador desligue.

A curiosidade é que essa divisão entre os tipos de memória não existia nas primeiras máquinas. Na prática, a existência desses dois núcleos de memória é resultado direto da relação entre desenvolvimento tecnológico, escala de produção e preço.

Quando os computadores começaram a substituir as válvulas pelos transistores, deu-se início ao seu processo de miniaturização, com as memórias de chip. Nessa época, mesmo que tecnologias como armazenamento e recuperação de dados ganhassem velocidade, continuavam perdendo para para o preço da fita magnética - a mesma usada no vídeo cassete.

Mas, a linha que separa a RAM e o disco está cada vez mais borrada. Apesar de sua grande capacidade, os Hard Drive Disk (HDD, ou HD), têm perdido espaço para os velozes drives de estado sólido (SSDs) e suas novas tecnologias. No quesito velocidade, as Optane, Low Latency Flash e Static RAM são algumas dessas novas tecnologias que podem ser comparadas à memória RAM. Prova disso é o fato de que um módulo de Optane entra como substituto do módulo de RAM em muitos computadores e, mesmo que não possa ser usado como armazenamento, o seu conteúdo consegue sobreviver a um reboot.

Seja na nuvem ou no computador que você usa para analisar seus dados, é importante entender as suas necessidades de espaço e de velocidade. Só não esqueça de sempre fazer backup!

#ciencia #bioinformática #divulgacaocientifica #hardware #edutaugc

Para saber mais:

Preço de RAM e SSD caindo juntos 
Optane HD
Optane RAM
Ganho de velocidade usando SSD com ferramentas de bioinformática
Fazendo backup com segurança

Última atualização: Nov. 23, 2020, 12:23 p.m.

Posts Relacionados