Nanotecnologia e Sequenciamento de DNA

Data:

nano_seq_1

Nanotecnologia e Sequenciamento de DNA

A nanotecnologia é a aplicação da ciência, tecnologia e engenharia em nanoescala (ou bilionésimos de metro!). Devido a esse nanotamanho, o resultado é a produção de estruturas tecnológicas potentes e versáteis com aplicações ciêntíficas e mercadológicas, modificando as propriedades dos materiais a nível atômico.

Richard Feynman é considerado o pai da Nanotecnologia, responsável pela introdução do termo ainda nos anos 50. Hoje ela está presente em várias atividades, desde a confecção de roupas até a produção de energia solar. Você pode, por exemplo, usar uma lavadora de roupas com resina nanoestruturadas de polipropileno com partículas de prata e deixar suas roupas protegidas de micro-organismos, graças aos íons de prata. 

Desde 2011, a nanotecnologia está presente no sequenciamento de DNA, no chamado  sequenciamento em tempo real de molécula única (SMRT), introduzido pela Pacific Biosciences. A evolução do uso da nanotecnologia na área também é uma realidade: lançado em 2014 e ainda em fase beta, o sequenciamento de nanoporos da Oxford Nanopore é a grande promessa de uma grande revolução. 

Neste duelo, o  grande desafio está em como produzir leituras longas e com qualidade. Além disso outra diferença são os modos de leitura:   
o 1D analisa apenas uma das fitas de DNA, o que torna o processo mais rápido e simples. O sequenciamento 2D, por sua vez, permite a leitura das duas fitas, levando a uma sequência final mais confiável.  nquanto a plataforma da Oxford Nanopore permite o sequenciamento 1D e 2D, a PacBio utiliza a sua própria metodologia de leitura 2D, a CCS (circular of consensus sequence).

Para saber mais:

Revisão atualizada sobre leituras longas
Entendendo as “gerações” de sequenciamento
Video explicativo de SMRT
Video explicativo do sequenciamento por nanoporos

#ciencia #bioinformatica #divulgaçãocientífica #sequenciamentodedna #dna #nanotecnologia #genetica #edutaugc

Última atualização: Nov. 23, 2020, 12:21 p.m.

Posts Relacionados