Doenças hereditárias - Parte 2

Data:

hereditario-1

Investigando as doenças hereditárias - Parte 2

 

Como encontrar a causa genética de doenças genéticas hereditárias?

 

Os exames genéticos, visando o diagnóstico de doenças hereditárias, estão ficando cada vez mais comuns e acessíveis. Há vários tipos de exames genéticos, mas o sequenciamento de exomas é um dos mais completos disponíveis no mercado. Ele é ainda mais valioso quando a equipe médica busca fechar o diagnóstico de uma síndrome ou até mesmo para o diagnóstico de doenças hereditárias não descritas. Mas você sabe como ele funciona?

 

A primeira etapa é entender o que é um exoma... O exoma é o conjunto dos éxons (regiões codificantes) do conjunto de genes do genoma. Esse conjunto corresponde a aproximadamente 1% do genoma total e apesar de pequeno, é extremamente informativo pois há uma maior probabilidade de que mutações em regiões codificantes impactem na função de uma proteína e consequentemente causem alguma alteração que leve a uma síndrome. Ainda assim, na maioria dos casos, é sugerido que os pais do paciente também sejam sequenciados formando um trio (pai, mãe e filho) - facilitando a detecção de polimorfismos (são milhares!) e permitindo uma maior acurácia no diagnóstico.

 

Para realizar um exoma é preciso que seja realizada a extração do DNA das células sendo a fonte mais comum de material o sangue ou a saliva. Após a extração de DNA genômico (1) o material é submetido a um processo de fragmentação aleatória (2) e sondas-alvo para os éxons podem ser utilizadas para “pescar” os éxons - um processo conhecido como enriquecimento (3). Os fragmentos de éxons são sequenciados por plataformas de NGS (4) e análises de bioinformática permitem o alinhamento e a chamada de variantes em relação a um genoma de referência (5). Com a chamada de variantes podemos identificar mutações em homozigose (~100% mutados) e em heterozigose (~50% mutados), possibilitando a identificação de mutações em genes candidatos. Legal não? 

 

Quer saber mais?

 

Mini-aula de sequenciamento de DNA do @eudanilobatista (@reparodedna)

Mini aula de introdução a bioinformática da @maineves (@reparodedna)

Biologia Molecular: Do conhecimento das células ao design gênico - Capítulo 18: Sequenciamento de DNA

Exome sequencing as a tool for Mendelian disease gene discovery

Última atualização: Nov. 4, 2020, 10:52 p.m.

Posts Relacionados