Dicas para começar a programar

Data:

programar-1
programar-1

Aprendendo a aprender a programar

 

Não é fácil começar a aprender alguma coisa nova e ainda mais quando essa coisa exige horas e horas de dedicação. É como aprender a tocar violão, pintar, dirigir ou nadar. Claro que isso tudo é muito mais fácil quando somos jovens… mas talvez a gente se sinta mais jovem quando está aprendendo alguma coisa.  Aprender é uma coisas que nos fazem sentir vivos.

 

Com programação também não é diferente. Salvo algumas exceções não temos contato com fundamentos de lógica e nos sentimos confortáveis em viver na caixa preta de que computadores resolvem a maioria dos problemas. Mas se você está lendo isso alguma coisa te fez pensar em programar… e parar de perguntar SE É POSSÍVEL para COMO FAZER. Então vamos lá:

 

  1. A primeira dica é começar a aprender um pouco de teoria sobre lógica e algoritmos. Aqui não tem jeito. Ou você lê, assiste aulas ou conversa com quem já é experiente. Nossa sugestão é um pouco de tudo. Mas saiba que uma boa base nisso vai facilitar a aprender qualquer linguagem de programação.

  2. Aqui a grande dica é se conhecer… você é daqueles autodidatas que podem (e gostam) de gastar o tempo tentando resolver um problema e assim vão aprendendo? Ou você é do tipo esponja, que em menos tempo consegue sugar toda a teoria de aulas, trabalhos em grupos e vai construindo de maneira sólida seu conhecimento?

  3. E finalmente qual linguagem escolher? Bom aqui também não tem segredo. Você terá que se perguntar o que pretende fazer depois de aprender. As linguagens de programação, apesar de versáteis, possuem um uso mais frequente - devido a documentação, comunidade e aos seus próprios fundamentos. Se você não faz idéia uma linguagem flexível e muito utilizada para começar é Python...

O grande segredo aqui é não desistir na pior fase do aprendizado, que é aquela que você parece estagnado e se sente plenamente incompetente… quando surgem dezenas de funções, você não consegue resolver uma soma ou aparece um erro que persiste por 3 dias e você não sabe o que está acontecendo. Só vá em frente e keep walking!

 

Mantenha perto alguns amigos próximos nessa jornada:

 

Alguém já teve sua mesma dúvida - então primeiro pergunte para o oráculo, você vai se surpreender

 

Vários cursos introdutórios e avançados sobre lógica e linguagens de programação:

http://www.udemy.com

http://www.coursera.org

 

 

 

Última atualização: Nov. 4, 2020, 5:39 p.m.

Posts Relacionados