Dicas de layout: a regra dos terços

Data:

layout-1

Dicas de layout: a regra dos terços

 

Você já deve ter ouvido falar da proporção áurea, número de ouro, seção-áurea e outras expressões que exibem riqueza por aí não é?

 

Vários artistas, arquitetos, publicitários, fotógrafos, designers e toda essa galera que trabalha com arte visual conhece bem a importância das proporções no equilíbrio de suas composições. Mas você sabia que conhecer um pouco dos fundamentos mais simples de layout pode te ajudar muito na comunicação científica?

 

A regra dos terços é uma simplificação do conceito de seção-áurea e consiste na divisão da prancha gráfica em nove setores iguais. Os 4 pontos de intersecção são utilizados para guiar o posicionamento dos elementos principais da composição visual, de forma mais harmônica. Além disso, pesquisas de eyetracking revelaram que a maioria das pessoas olham primeiro os quadrantes da esquerda - ou seja - para manter a atenção do leitor capriche nos elementos desses quadrantes!

 

A seção-áurea é um segmento de reta dividido pela razão áurea (13:8) em que todo o segmento (x+y) é proporcional ao maior segmento (x), assim como também o maior segmento (x) é proporcional ao menor segmento (y). A razão áurea vem da razão entre os números de Fibonacci, famosa sequência numérica em que cada número é a soma dos dois anteriores e que começa com 0 e 1. Pinturas renascentistas, fotografias modernas, conchas marinhas e até as pirâmides egípcias exibem proporções semelhantes à razão áurea.

 

Utilize a regra dos terços para melhorar sua comunicação visual. Você pode usá-la para guiar a composição gráfica do seu próximo poster de congresso e deixá-lo ainda mais comunicativo e atraente!

 

Referências e saiba mais em:

Wong B. Points of view: layout. (2011) Nature Methods, 8:10

Como tirar fotos usando a regra dos terços no iPhone — Apple

Como utilizar a Regra dos Terços na Fotografia

The Rule of Thirds in 5 minutes | Creating More Dynamic Framing

 

Última atualização: Nov. 4, 2020, 4:49 p.m.

Posts Relacionados